Asteroides são formações rochosas ou metálicas, remanescentes da origem do Sistema Solar. Não possuem formas regulares e são alguns dos menores corpos do nosso Sistema. Já foram identificados mais de 20 mil asteroides, e estima-se que existam mais de 1 milhão de asteroides menores.

Cinturão de Asteroides

A maior parte dos asteroides fica a uma distância específica do Sol, entre as órbitas dos planetas Marte e Júpiter. Essa área é conhecida como Cinturão de Asteroides. Muitos deles, entretanto, não têm uma órbita regular, passando perto do nosso planeta e de Vênus. Esses asteroides que passam perto da Terra são denominados EGA. Um dos mais conhecidos EGA é o asteroide Eros.

No Cinturão há áreas em que não passam asteroides. Essas áreas vazias, chamadas de Lacunas de Kirkwood, ocorrem graças ao campo gravitacional de Júpiter, que não permite qualquer corpo celeste nessas lacunas.

Asteroides Troianos

Existem asteroides que não orbitam o Cinturão de Asteroides, um tipo deles são os troianos. São corpos que seguem a mesma órbita que um planeta descreve, podendo se localizar tanto adiantado quanto atrasado em relação ao planeta. Esses asteroides formam um tipo de escudo para o planeta. Dois tipos de troianos existem no Sistema Solar: os troianos de Júpiter e os troianos de Neptuno.

Meteoroides

Imagem de um meteoroide
Os meteoroides são corpos rochosos com tamanho inferior ao dos asteroides, porém não tão pequenos quanto a poeira interestelar, que tem dimensão de uma molécula ou ainda menor. Os meteoroides podem se originar de cometas ou asteroides.

Meteoros

Ao contrário do que se pensa, meteoro é o fenômeno que acontece quando um meteoroide entra na atmosfera do planeta Terra ou de qualquer outro planeta. São conhecidos também como estrelas cadentes, apesar de não serem, de fato, estrelas. Quando entram na atmosfera, eles se aquecem e produzem um rastro luminoso. Esse rastro pode variar de cor e tamanho a depender do material do qual o meteoroide é feito, sua velocidade e peso.

Chuvas de meteoros

Fotografia de uma chuva de meteoros
É o fenômeno que acontece quando vários meteoros vindos de um mesmo ponto entram na atmosfera do planeta, criando vários rastros luminosos no céu. É um evento muito bonito de ser observado. Apesar disso, a maioria dos meteoroides se desintegram antes de tocar o solo do planeta.

Meteoritos

Meteorito é o nome dado aos meteoros que chegam até a superfície do planeta. Eles podem se dividir em três grupos:

  • Aerólitos: meteoritos rochosos
  • Sideritos: meteoritos metálicos
  • Siderólitos: meteoritos metal-rochosos