Planetas são corpos celestes que orbitam ao redor de uma estrela ou de uma remanescente de estrela. Por definição, seu formato tem que ser arredondado, por conta de sua gravidade. Além disso, precisa ter dominância orbital, ou seja, ser o maior corpo de sua vizinhança, e ter sua orbita desimpedida. Caso o corpo celeste não possua essas três características, não pode ser considerado um planeta.

Tipos de planetas

Existem dois tipos de planetas conhecidos pelo homem, os planetas gigantes gasosos e os planetas terrestres.

Planetas gigantes gasosos

São planetas enormes, porém com uma densidade muito baixa. Normalmente são compostos por metano, hidrogênio ou hélio. A única parte rochosa se encontra no seu núcleo.

Planetas terrestres

Os planetas terrestres, telúricos ou sólidos são os planetas compostos por uma crosta rochosa. Normalmente são muito menores que os gasosos.

Planetas do Sistema Solar

O sistema solar tem, pelas definições da União Astronômica Internacional (UAI), oito planetas. Organizados pela distância em relação ao Sol, são eles: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.

Mercúrio

Mercúrio é o planeta mais próximo do Sol. É um dos quatro planetas telúricos do Sistema Solar, e o menor de todos os oito. Para dar uma volta inteira no Sol, ele leva por volta de 88 dias apenas. Não possui nenhum satélite natural e sua aparência lembra a nossa Lua. Seu nome deriva do deus mensageiro romano, que pode ser associado ao deus grego Hermes.

Vênus

Segundo planeta do Sistema Solar, Vênus é o corpo celeste mais brilhante no céu noturno. Também é conhecido como Vesper e Estrela D’alva. Possui tamanho e massa bem parecidos com o da Terra, mas sua atmosfera é coberta por ácido sulfúrico e a pressão é muito maior que a do nosso planeta. Leva cerca de 225 dias para dar a volta completa no Sol. Seu nome é o mesmo da deusa romana do amor, também conhecida na versão grega como Afrodite.

Terra

A Terra é o planeta em que vivemos e o terceiro planeta do Sistema Solar. É o maior dos quatro planetas terrestres e o mais denso de todo o Sistema Solar. É lar de várias espécies de seres vivos, como humanos, e por isso é chamado de Mundo. Por conta da grande quantidade de água em sua crosta, também é chamado de planeta azul. O ano é o periodo que a Terra leva para dar a volta completa no Sol, percurso que dura 365 dias e 6 horas. As 6 horas não são contadas anualmente, por isso a cada quatro anos o mês de fevereiro possui um dia a mais.

Marte

Marte é o quarto planeta do Sistema Solar, o segundo menor e o último planeta rochoso mais distante do Sol. Possui uma atmosfera muito fina. É conhecido como planeta vermelho por causa da sua cor avermelhada, que se deve à predominancia de óxido de ferro na sua superficie. Assemelha-se à Terra por possuir vulcões, calotas polares e desertos. O dia marciano é muito similar ao dia terrestre. Sua órbita em volta do sol dura cerca de 687 dias. Marte é o deus romano da guerra, assemelha-se ao grego Ares.

Júpiter

Júpiter é o quinto e maior planeta do Sistema Solar e o primeiro dos planetas gasosos. Sua massa equivale a aproximadamente 2,5 vezes a massa de todos os outros sete planetas juntos. Tem um sistema de anéis bem pequeno e possui 64 satélites. Entre os seus satélites importantes está Ganimedes, a maior lua do Sistema Solar, com diâmetro superior ao do planeta Mercúrio. Leva mais de 4331 dias para o planeta fazer a volta completa em torno do Sol. Seu nome é o mesmo que o do deus romano do Dia, identificado também como Zeus na mitologia grega.

Saturno

Saturno é o sexto planeta do Sistema Solar e o segundo maior. É um planeta gasoso, porém sua caracteristica mais marcante é o sistema de anéis, contendo nove anéis principais, a maior parte deles formados por gelo, poeira e rochas. Sua órbita em volta do Sol dura pouco mais que 10759 dias. Saturno possui 62 satélites, dos quais Titã é o maior. Com diâmetro maior que o do planeta Mercúrio, Titã é o único satélite no Sistema Solar que possui uma atmosfera substancial. O nome Saturno vem do deus romano do tempo e da agricultura, equivale ao grego Chronos.

Urano

Urano é o sétimo planeta do Sistema Solar. É um planeta gasoso e foi descoberto por William Herschel em maio de 1781. Também foi o primeiro planeta a ser descoberto com o uso de um telescópio. Uma caracteristica marcante de Urano é que seu eixo de rotação é quase perpendicular à trajetória de sua órbita, e não só o planeta, mas também os anéis de poeira se alinham com esse eixo. O planeta possui 27 satélites. Seu período orbital é de quase 30800 dias. Urano é também o nome do deus grego do céu e da noite.

Netuno

Netuno é o oitavo e último planeta do Sistema Solar. Também é conhecido como planeta azul, mas diferente da Terra, não é por conta da presença de água. Foi descoberto em 1846 por cálculos matemáticos com base em uma oscilação na órbita de urano. Possui 14 satélites e seu período orbital é de 60190 dias. Seu nome é o do deus romano dos mares, também conhecido como o grego Poseidon.

Planetas anões

Planetas anões são muito similares a planetas, orbitam em volta de uma estrela e têm uma forma quase esférica. A única diferença é que eles não têm predominância orbital. O Sistema Solar tem cinco planetas anões, sendo que Plutão já foi considerado o nono planeta do Sistema.

PlanetaDescrição
CeresLocalizado no cinturão de asteróides, entre as órbitas de Marte e Júpiter.
PlutãoJá foi considerado o nono planeta do sistema solar. Localiza-se após a órbita de Netuno.
HaumeaPlaneta anão localizado após a órbita de Netuno, região conhecida como Cinturão de Kuiper. Possui dois satélites: Hi’iaka e Namaka.
MakemakePlaneta anão sem satélites, um dos grandes corpos do cinturão de Kuiper. Terceiro maior planeta anão do Sistema Solar.
ÉrisConhecido informalmente como “décimo planeta”. Não é pssível dizer seu tamanho exato, mas estima-se que seu diâmetro seja parecido com o de Plutão.

Exoplanetas ou planetas extrasolares

Planetas extrassolares são os planetas que orbitam em volta de outra estrela em outro sistema planetário. Qualquer corpo que se enquadre na definição de planeta porém não esteja orbitando nossa estrela, o Sol, é considerado exoplaneta.